CURVELO DE MENDONÇA: Um autor com tendências realistas.¹

 

Por: Allan de Oliveira.

contatoallandeoliveira@gmail.com

 



Manuel Curvelo de Mendonça nasceu em 29 de julho de 1870 no município de Riachuelo, Estado de Sergipe, no Engenho Quintas. Sendo filho de Antônio Curvelo de Mendonça e Dona Bárbara Muniz Teles de Menezes de Mendonça.

A princípio este autor estudou na cidade onde nascera e em Aracaju, se mudando depois para Pernambuco para estudar na Faculdade de Direito do Recife. Posteriormente, ao ter se graduado em Direito, ele segue para o Rio de Janeiro no ano de 1893 para ter a oportunidade de publicar seus textos, exercendo atividades literárias, contribuindo em jornais, e trabalhando como professor, bem como na Intendência Municipal. Foi membro do Conselho de Instrução Pública e diretor do Instituto Comercial do Distrito Federal.

Pelo que se sabe quanto à sua bibliografia literária é que há, somente, um único Romance, Regeneração, obra de tendências realistas, juntamente com alguns contos que estão no Almanaque Brasileiro Garnier.  Além disso, é importante frisar também que há tendências anarquistas presentes em Curvelo de Mendonça das quais se assemelham a de autores realistas portugueses como Antero de Quental.

Curvelo de Mendonça faleceu em Laranjeiras, município de Sergipe, em 17 de setembro de 1914.


OBRA PRINCIPAL:
* Regeneração (1904)


REFERÊNCIA:
                                                     
FENERICK, José Adriano. A literatura anarquista dos anos 1900 / 20: um estudo da recepção em dois quadros críticos. Disponível em: <http://www.cerescaico.ufrn.br/mneme/pdf/mneme10/anarquista.pdf> Acesso em: 01 ago. 2013.


LEMOS, Wagner. Autores sergipanos por ordem alfabética pelo sobrenome de L-S. Disponível em: <http://www.wagnerlemos.com.br/autores2.htm>. Acesso em: 05 ago. 2013.
_____________________

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato